Regulamento

COAMO AGROINDUSTRIAL COOPERATWA

COPA COAMO DE COOPERADOS
FUTEBOL SUÍÇO MASCULINO
VÔLEI DE AREIA FEMININO

Art. 1º A Copa Coamo de Cooperados Futebol Suíço Masculino/Vôlei de Areia Feminino tem por finalidade a integração do (a) cooperado (a) e seus familiares nas atividades da cooperativa, despertando-lhe a consciência de participante na sociedade, bem como, a ampliação de sua inserção social e confratemização com os demais participantes, proporcionando subsídios que colaborem para o seu desenvolvimento integral dentro da comunidade cooperativista.
Art. 2º São objetivos da Copa Coamo de Cooperados Futebol Suíço Masculino/Vôlei de Areia Feminino
I) Desenvolver o espírito solidário através da prática esportiva e recreativa, saudável e organizada;
II) Despertar no cooperado o interesse pelas atividades esportivas e recreativas;
III) Proporcionar momentos de lazer e descontração que estimulem a convivência harmoniosa entre os participantes;
Art. 3º A Copa Coamo de Cooperados Futebol Suíço Masculino/Vôlei de Areia Feminino é uma promoção da Coamo e será realizada no período de 06 de maio a 29 de julho de 2023, sendo disputada em 07 (sete) fases regionais, nas quais serão classificadas 33 (trinta e três) equipes para a fase final a ser realizada em Campo Mourão, Estado do Paraná.
Art. 4º A Copa Coamo de Cooperados Futebol Suíço Masculino/Vôlei de Areia Feminino será organizada e dirigida por uma Comissão Central Organizadora (C.C.O), com a seguinte composição:
I) Presidente de Honra: José Aroldo Gallassini
II) Presidente: Marcelo Sumiya
III) Coordenação Geral: Jader Lupércio dos Santos
IV) Coordenação Cerimonial: José Ricardo Pedron Romani
V) Coordenação Técnica: Mateus Henrique Barbosa Shota
VI) Coordenação de Divulgação: Ilivaldo Duarte de Campos
VII) Coordenação de Apoio/Estrutural: Marcelo Bressan
VIII) Coordenação de Transporte: Rodolpho Coletti Gomes Leite
IX) Coordenação Financeira: Edson Menarsk Kramek
X) Coordenação Regional: Gerente da Unidade
Art. 5º Poderão participar da Copa Coamo 2023:
§ 1º No Futebol Suíço Masculino somente cooperado com cadastro ativo na Coamo até 31/03/2023.
§ 2º No Vôlei de Areia Feminino:
I. Cooperadas com cadastro ativo na Coamo até 31/03/2023;
II. Esposas ou conviventes registradas no cadastro do cooperado;
III. Filhas solteiras com idade mínima de 15 anos até 21 anos que sejam dependentes dos cooperados elou acima de 21 anos, que mantenha dependência financeira do cooperado com autorização previa da CCO.
§ 3º Funcionárias do grupo Coamo não poderão participar da Copa Coamo de Vôlei de Areia Feminino.
Art. 6º Na Copa Coamo de Cooperados Futebol Suíço Masculino/Vôlei de Areia Feminino o(a) participante inscrito(a) poderá integrar somente uma equipe e na unidade onde estiver cadastrado (local de acerto) até 31/12/2022.
Art. 7º Será impedido de participar àquele (a) que durante a disputa da Copa Coamo de Cooperados Futebol Suíço MasculinoNôlei de Areia Feminino for eliminado (a), excluído (a) ou espontaneamente se demitir do quadro social da Coamo.
Art. 8º A inscrição deverá ser feita na Unidade em que o (a) participante estiver cadastrado (a) - local de acerto, com o gerente ou responsável pela mesma, por meio de preenchimento da ficha de inscrição com a identificação e assinatura de todos os inscritos.
§ 1º Cada equipe deverá ter uma denominação, que poderá ser o nome de comunidade ou bairro, não sendo admitido, em hipótese alguma, nome de qualquer entidade empresarial elou comercial/financeira.
§ 2º A ficha de inscrição deverá ser entregue na sede da respectiva Unidade, de acordo com as datas constantes neste regulamento.
§ 3º Em hipótese alguma, as equipes poderão alterar a composição da ficha de inscrição após sua homologação, valendo tal proibição, inclusive para a fase final.
§ 4º Cada equipe inscrita terá direito a um jogo de camisas que será entregue no dia do jogo na sua respectiva regional.
Art. 9º Nas reuniões, congressos técnicos e contatos referente a Copa Coamo junto à Comissão Central Organizadora (C.C.O), as equipes terão representantes, sendo:
I - No futebol Suíço Masculino por um dirigente por equipe, que deverá ser cooperado.
II — No Vôlei de Areia Feminino por uma atleta capitã (cooperada/esposa/filha) por equipe.
Art. 10º Em relação a quantidade de atletas que cada equipe poderá inscrever na Copa Coamo:
I- No futebol suíço masculino o mínimo de 10 (dez) e o máximo 12 (doze) atletas, e também um técnico e um diretor responsável.
II - No voleibol feminino o mínimo de 04 (quatro) e o máximo de 06 (seis) atletas.
Art. 11º No futebol suíço masculino cada equipe deverá manter durante todo o jogo, no mínimo 03 (três) atletas nascidos até 31/12/1980 (quarenta e três anos).
Parágrafo Único. A ausência ou impedimento de participação de um dos cooperados mencionados no "caput" deste artigo obrigará a equipe a prosseguir jogando, sendo vedada a substituição, observando o disposto no artigo 21.
Art. 12º Fica assegurado a Coamo os direitos exclusivos de imagens relativos à Copa Coamo de Cooperados Futebol Suíço Masculino/Vôlei de Areia Feminino, podendo a cooperativa utilizá-las para a plena divulgação do evento, não se destinando a fins lucrativos ou comerciais.
Parágrafo único. A assinatura na ficha de inscrição, além de regularizar a inscrição dos participantes, também dará autorização à Coamo para utilização, divulgação, publicação e a exposição de suas imagens nas mídias da cooperativa.
Art. 13º Ao assinar a ficha de inscrição o (a) participante declara, sob sua inteira responsabilidade, que se encontra em condições físicas e estado de saúde normais, estando capaz e apto a participar da Copa Coamo, isentando a cooperativa de qualquer responsabilidade.
Parágrafo único. A Coamo não se responsabilizará por qualquer dano, material, físico, estético ou moral decorrente de acidente com os (as) participantes da Copa Coamo durante a sua realização.
Art. 14º As Fases Regionais e Final serão disputadas nas seguintes datas e Sedes Regionais:

I) Regional Vale do Ivaí: 06 / 05 / 2023
Data de inscrição até: 18 / 04 12023
Data do Congresso Técnico: 24, 25 e 26 / 04 12023
Participantes: Engenheiro Beltrão / Quinta do Sol; Fênix I Barbosa Ferraz; São João do Ivaí; Ivaiporã; Faxinal / Marilândia do Sul / Cruzmaltina.

II) Regional Sul/ Centro-sul: 20 / 05 / 2023
Data de inscrição até: 02 / 05 / 2023
Data do Congresso Técnico: 08, 09 e 10 / 05 / 2023
Participantes: Mangueirinha / Palmas; Coronel Vivida / Honório Serpa / Vista Alegre; Abelardo Luz / Ouro Verde [Xanxerê; São Domingos / Ipuaçu.

Regional Centro-Sul: Candói / Pinhão /Guarapuava; Cantagalo / Goioxim.

III) Regional Oeste: 27 / 05 / 2023
Data de inscrição até: 09 / 05 / 2023
Data do Congresso Técnico: 15, 16 e 17 / 05 / 2023
Participantes: Toledo/ Dez de Maio / Dois Irmãos; Nova Santa Rosa / Vila Nova; São Pedro do Iguaçu / Ouro Verde do Oeste; Tupãssi/ Bragantina / Brasilândia do Sul/ Paulistânia; Goioerê / Rancho Alegre do Oeste / Moreira Sales / Mariluz / Quarto Centenário; Juranda/ Altamira.

IV) Regional MS: 10 / 06 / 2023
Data da Inscrição até: 23 / 05 / 2023
Data do Congresso Técnico: 29 e 30 / 05 / 2023
Participantes: Dourados / Itaporã / Maracaju / Sidrolândia / Rio Brilhante / Bandeirantes / São Gabriel do Oeste; Laguna Carapã / Ponta Porã / Aral Moreira / Amambai / Caarapó.

V) Regional Centro-Oeste: 24 / 06 / 2023
Data de inscrição até: 06 / 06 / 2023
Data do Congresso Técnico: 12 e 13 / 06 / 2023
Participantes: Mamborê; Boa Esperança /Janiópolis, Roncador; Iretama.

VI) Regional Centro: 01 / 07 / 2023
Data de inscrição até: 13 / 06 / 2023
Data do Congresso Técnico: 19, 20 e 21 / 06 / 2023
Participantes: Pitanga; Manoel Ribas; Cândido de Abreu / Reserva, Boa Ventura de São Roque; Palmital / Santa Maria do Oeste.

VII) Regional Sede: 08 / 07 / 2023
Data da inscrição até: 20 / 06 / 2023
Data do Congresso Técnico: 26 e 27 / 06 / 2023
Participantes: Campo Mourão / Farol; Peabiru; Luiziana I Corumbataí do Sul; Araruna.

VIII) Fase Final Campo Mourão: 29 / 07 / 2023
Data do Congresso Técnico: 11 / 07 / 2023
Art. 15º O Congresso Técnico terá por finalidade:
I - Levar ao conhecimento dos representantes de equipes a forma de disputa definida pela C.C.O;
II - Efetuar o sorteio das chaves;
III - Demais assuntos correlatos a organização do evento.
IV - O referido Congresso Técnico será realizado na unidade anfitriã com a participação dos representantes de cada equipe obedecendo sempre as datas estipuladas do artigo anterior, cabendo ao coordenador regional definir o local e horário do evento.

Art. 16º O não comparecimento do representante no Congresso Técnico implicará na eliminação automática da sua equipe, salvo, se os representantes presentes decidirem pela permanência da mesma, mediante votação por maioria simples.
Art. 17º A Coamo cederá gratuitamente o transporte somente para as equipes classificadas para a fase final da Copa Coamo.
Art. 18º Será oferecida gratuitamente pela Coamo a alimentação aos (as) participantes inscritos (as) nas fases Regionais e também às equipes classificadas para a Fase Final da Copa Coamo.
Art. 19º A duração de cada jogo no futebol suíço será estipulada de acordo com o número de equipes participantes em cada unidade.
Art. 20º Cada equipe iniciará o jogo com no mínimo 6 (seis) e no máximo 8 (oito) jogadores, sendo um goleiro.
§ 1º As equipes poderão realizar quantas substituições desejarem, as quais deverão ser efetuadas junto à mesa de controle.
§ 2º Poderão permanecer no banco de reservas somente os participantes inscritos na ficha de inscrição.
Art. 21º O tiro de meta será cobrado somente pelo goleiro, utilizando-se de uma ou ambas as mãos.
Art. 22º A cobrança de lateral, escanteio e devolução intencional da bola para o goleiro com utilização dos pés, obedecerá a mesma regra do futebol de campo.
Art. 23º As faltas serão cobradas em tiro livre direto, inclusive o escanteio, salvo as faltas em que o árbitro classificar como jogo perigoso, obstrução e devolução de bola ao goleiro, as quais serão anotadas como faltas cumulativas, devendo ser cobradas por tiro indireto (dois lances), a exemplo da regra do futebol de campo.
Parágrafo Único. No caso de necessidade de formação de barreiras, as mesmas deverão obedecer a distância de 5 (cinco) metros.
Art. 25º Serão cobrados tiros livres diretos, sem direito a barreira, de uma distância de 12 metros, ou no local onde a falta foi cometida, de acordo com a duração de cada jogo:
I) Quando o jogo tiver duração de 20 x 20 minutos a partir da 6a falta (inclusive) em cada tempo.
II)Quando o jogo tiver duração de 15 x 15 minutos a partir da 5a falta (inclusive) em cada tempo.
III)Quando o jogo tiver duração de 10 x 10 minutos a partir da 4a falta (inclusive) em cada tempo.
Art. 26º Será eliminado do jogo o atleta que cometer:
I)Seis faltas — quando o jogo tiver duração de 20 x 20 minutos (incluindo os dois tempos).
II)Cinco faltas - quando o jogo tiver duração de 15 x 15 minutos (incluindo os dois tempos).
III)Quatro faltas - quando o jogo tiver duração de 10 x 10 minutos (incluindo os dois tempos).
Art. 27º As equipes deverão se apresentar devidamente uniformizadas, com as camisas recebidas no dia dos jogos.
Parágrafo Único. Será vedado ao participante o uso de chuteiras de futebol de campo.
Art. 28º Para efeito de controle e organização, o (a) jogador (a) deverá assinar a súmula para participar do jogo.
Art. 29º Os jogos serão disputados preferencialmente nos campos da Arcam de cada Unidade ou em local a ser previamente determinado pela Coordenação Regional.
Art. 30º A quantidade de sets em cada jogo será estipulada de acordo com o número de equipes participantes em cada unidade.
§ 1º Os jogos classificatórios serão disputados em (um) set de 21 pontos (vinte e um) pontos, chegando ao máximo de 23 (vinte e três) pontos, e ao atingir 10 (dez) pontos, muda-se de quadra;
§ 2º A partida final será disputada na melhor de 3 sets pelo sistema "tie break" até 15 (quinze) pontos chegando no máximo até 17 (dezessete) pontos, e ao atingir 8 (oito) pontos, muda-se de quadra;
Art. 31º Cada equipe iniciará o jogo com no mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) jogadoras, podendo ter 2 (duas) reservas.
§ 1º As equipes poderão realizar quantas substituições desejarem, as quais deverão ser efetuadas junto à mesa de controle.
§ 2º Poderão permanecer no banco de reservas somente as participantes inscritas na ficha de inscrição.
§ 3º Somente poderá ser efetuado o saque após o arbitro autorizar.
Art. 32º As equipes deverão se apresentar devidamente uniformizadas, com as camisas recebidas no dia dos jogos.
Art. 33º Para efeito de controle e organização, a jogadora deverá assinar a súmula para participar do jogo.
Art. 34º Os jogos serão disputados preferencialmente nas quadras de areia da Arcam de cada unidade ou em local a ser previamente determinado pela Coordenação Regional.
Art. 35º Em relação as Regras de Rodízio, Recepção de Saque, de Ataque e de Levantamento:
I - O rodízio é livre podendo o jogador ficar e permanecer em qualquer posição do início até o final do set, desde que o mesmo respeite a sequência em que cada jogador deu o seu primeiro saque no set.
Sendo assim: No quarteto, a ordem de saque é marcada e a sequência deverá ser respeitada até o final do set. Caso tenha dúvidas se é você ou o companheiro, erga a sua mão dirigindo- se a mesa e pergunte se você é sacador da vez.
II - Em hipótese alguma é permitido recepcionar a primeira bola de toque. Sendo ela proveniente de saque, de ataque, ou de rali.
III - Será permitido apenas recepcionar com toques que não deem a conotação de conduzir a bola, somente após a primeira bola conforme item II.
IV - Pode-se recepcionar com uma mão ou com duas desde que estejam juntas, ligadas.
V - O ataque deverá ser efetuado sempre impactando a mão com a bola seja ela de mão aberta ou fechada.
VI - Em hipótese alguma largar de ponta de dedo (estilo quadra), e sim largar de mão fechada ou falanges dobradas.
VII - Quaisquer largadas sejam na segunda ou na terceira bola que de a conotação de condução será cobrado.
VIII - Largadas de toque somente na segunda ou na terceira bola, e somente na trajetória da reta do seu ombro do tronco, não podendo largar de lado mudar a trajetória que não seja norte ou sul de seu corpo.
IX - Levantamento de toque tem que ser próximo da perfeição sendo cobrados dois toques e conduções com um rigor acima do esperado. No caso respeitando a regra oficial de vôlei de areia.
X - Levantamento de toque que a bola ultrapasse para a quadra do adversário sendo esse mesmo sem a intenção de passar essa bola não será cobrado e deve-se prosseguir o lance. (Por interpretação do árbitro.)
SEÇÃO I
FASE REGIONAL
Art. 36º A forma de disputa, inclusive a duração de cada jogo na Fase Regional será definida pela C.C.O, levando-se em consideração o número de equipes participantes, e no caso do futebol suíço da quantidade de campos disponíveis em cada unidade.
§ 1º A Copa Coamo de Futebol Suíço somente será realizada na unidade que obtiver a inscrição de no mínimo 7 (sete) equipes.
§ 2º A Copa Coamo de Vôlei de Areia Feminino somente será realizada na unidade que obtiver a inscrição de no mínimo 04 (quatro) equipes inscritas.
§ 3º Caso alguma Sede Regional não preencha o número mínimo de equipes, estas disputarão em local próximo a ser determinado pela CCO, e a sua vaga à Fase Final será repassada para equipe vice-campeã da Sede Regional com maior número de equipes inscritas.

SEÇÃO II
FASE FINAL
Art. 37º As 33 (trinta e três) equipes classificadas para a Fase Final serão sorteadas em 1 1 (onze) grupos de 03 (três) equipes cada, as equipes jogarão entre si, classificando para a fase seguinte o campeão de cada grupo e também os vice-campeões dos grupos A, B, C, D e E, totalizando 16 (dezesseis) equipes, que disputarão as fases seguintes no sistema de eliminatória simples (mata-mata).

SEÇÃO III
CONTAGEM DE PONTOS PARA EFEITO DE CLASSIFICAÇÃO NO FUTEBOL SUÍÇO (QUANDO NECESSÁRIO)
Art. 38º Os resultados das partidas serão considerados da seguinte forma, para efeito de contagem de pontos e classificação:
I) Vitória: 03 pontos;
II) Empate: 01 ponto;
III) Derrota: 00 ponto;
Art. 39º Quando a forma de disputa for no sistema de rodízio o critério de desempate será o seguinte:
I) Empate entre duas equipes:
a) Resultado do confronto direto na fase em disputa;
b) Cobrança alternada de 5 (cinco) penalidades máximas, por cinco jogadores;
c) Cobrança alternada (1 x 1), pelos demais jogadores que ainda não cobraram, inclusive o goleiro, até que se conheça o vencedor.
II) Empate entre três ou mais equipes:
a) Cobrança de penalidades entre as equipes empatadas (definindo-se os adversários através de sorteio).
Art. 40º Quando a forma de disputa for eliminatória simples, o desempate será feito da seguinte forma:
I) Cobrança alternada de 5 (cinco) penalidades máximas, por cinco jogadores;
II) Cobranças alternadas (1 x 1), pelos demais jogadores que ainda não cobraram, inclusive o goleiro, até que se conheça a equipe vencedora.
Art. 41º Nos desempates por pênaltis, os mesmos serão cobrados pelos jogadores que estejam relacionados na súmula e estejam em condições de jogo (isto é, que no último jogo de sua equipe não tenha sido punido com cartões azul ou vermelho).
Parágrafo Único. Para atuar como goleiro nas disputas por pênaltis pode se escalar qualquer um dos jogadores em condições de jogo.
Art. 40º Quando a forma de disputa for eliminatória simples, o desempate será feito da seguinte forma:
I) Cobrança alternada de 5 (cinco) penalidades máximas, por cinco jogadores;
II) Cobranças alternadas (1 x 1), pelos demais jogadores que ainda não cobraram, inclusive o goleiro, até que se conheça a equipe vencedora.
Art. 41º Nos desempates por pênaltis, os mesmos serão cobrados pelos jogadores que estejam relacionados na súmula e estejam em condições de jogo (isto é, que no último jogo de sua equipe não tenha sido punido com cartões azul ou vermelho).
Parágrafo Único. Para atuar como goleiro nas disputas por pênaltis pode se escalar qualquer um dos jogadores em condições de jogo.
Art. 43º No Futebol SuíçoNôlei de Areia o árbitro poderá aplicar os seguintes cartões para punir as faltas praticadas durante o jogo:
I) Cartão amarelo, para advertência;
II) Cartão azul, para desclassificação do jogo com substituição;
III) Cartão vermelho, para expulsão.
Parágrafo Único. Os cartões disciplinares (aplicados fora das faltas) não contarão como faltas coletivas.
Art. 44º O (a) atleta que for expulso de um jogo (cartão vermelho), estará automaticamente eliminado da Copa Coamo, inclusive da Fase Final, no caso da classificação de sua equipe.
Art. 45º Quando uma equipe não comparecer para o jogo a qual estava designada, ou não tiver o número mínimo de atletas exigidos para dar início ao jogo, será declarada perdedora por W x O, sendo eliminada da Copa Coamo, com a consequente anulação de seus resultados anteriores.
§ 1º Será respeitado o limite de tolerância de 15 (quinze) minutos para o início do primeiro jogo de cada campo;
§ 2º Constatada alguma irregularidade na composição da equipe, poderá a mesma ser eliminada, cuja decisão ficará a critério da Comissão Central Organizadora (C.C.O), após a deliberação da Coordenação Técnica;
Art. 46º A Comissão Central Organizadora (C.C.O), após deliberação da Coordenação Técnica, poderá eliminar a seu exclusivo critério e julgamento a(s) equipe(s), atleta(s) e dirigente(s) que vierem a causar distúrbios de ordem disciplinar na Copa Coamo.
Art. 47º Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela Comissão Central Organizadora (C.C.O).
Art. 48º Este regulamento entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Campo Mourão, dezembro de 2022.